quinta-feira, 9 de outubro de 2008

PARA REFLECTIR...Excerto de uma entrevista publicada na revista Notícias Magazine com o psicólogo Pedro Almeida

Os pais e o futebol
Por falar em pais, a maioria acompanha os filhos durante os treinos, jogos e torneios e consta que muitos levam demasiado a sério os jogos dos filhos. Explique-nos lá o que se passa...
É no grupo dos pais que temos actualmente mais problemas e é muito urgente que os clubes assumam a responsabilidade da educação dos pais dos seus atletas. O próprio Estado, através da Secretaria de Estado do Desporto, tem vindo a publicar livros, brochuras e folhetos com as chamadas regras de ouro do comportamento dos pais. Até agora nada parece ter resultado e é evidente a necessidade de os clubes assumirem eles próprios o grande desafio que é a educação dos pais. Se não o fizerem, o rendimento e o desenvolvimento desportivo de muitos dos seus jovens atletas continuará a ser prejudicado pelas pessoas de quem eles mais gostam.

Quais as situações mais graves?
Alguns clubes já desenvolvem um trabalho interessante com os pais mas, na maioria dos casos, estes não são envolvidos e desconhecem qual o seu papel no jogo. Resultado: temos um número assustador de pais que são meros espectadores mas têm capacidade para influenciar negativamente os filhos - projectando neles o desejo de virem a ser futuros craques, quer seja por razões económicas, sonhos não realizados ou outras - e interferir no trabalho dos treinadores - fazendo-lhes reparos, dando instruções aos filhos durante os treinos e jogos que são contrárias às que as crianças receberam. Mais, são frequentes as situações em que os pais agridem verbalmente árbitros, técnicos, pais e atletas de clubes adversários. E ainda há aqueles que se zangam com os filhos porque não foram convocados, porque não jogaram a titulares ou porque acham que eles não jogaram como sabiam e deviam, desconhecendo que não compete aos pais subvalorizarem ou sobrevalorizarem a prestação dos filhos enquanto atletas. Os pais precisam de saber que os sucessos e os insucessos desportivos dos filhos fazem parte do processo de aprendizagem, tal e qual como acontece na escola, ou outro contexto de formação e realização de crianças e jovens.

De facto, técnicos e dirigentes assinalam os pais como os elementos mais problemáticos do futebol juvenil. Não o surpreende? Qual é o papel dos pais?

Não me surpreende! Sei que é assim, já assisti a situações muito complicadas e por isso defendo que devem ser os clubes a assumir a sua educação neste contexto. Os pais também jogam, mas não são o número um, dois ou três, dez ou onze, nem estão no banco nem no campo. O papel dos pais passa por não interferir nos papéis dos outros adultos relevantes no contexto educativo e desportivo dos filhos, nomeadamente treinadores e dirigentes; apoiar os seus filhos e trabalhar a motivação, reforçando aquilo que fazem bem. Devem estar cientes de que o seu lugar é na bancada e de preferência caladinhos ou incentivando a equipa com gestos e comportamentos adequados.
Depois, em casa, longe do campo, devem falar com os filhos sobre os aspectos mais e menos positivos da sua prestação individual e da prestação da equipa. Se agirem assim contribuem para que as crianças e jovens melhorem os níveis de auto-estima e auto confiança e continuem motivados para a prática de uma modalidade como o futebol que tem a vantagem de ser um desporto de grupo, que ajuda a promover competências psicológicas e sociais.
Em jeito de conclusão transcreve-se uma frase de JOSÉ MOURINHO respeitante a este tema " O PIOR INIMIGO DAS JOVENS PROMESSAS SÃO OS PAIS "

JOGOS DO FIM DE SEMANA

SENIORES
12-10-2008
15H - Estádio Municipal
GDM vs Santacombadense
JUNIORES
11-10-2008
15H - Conde de Anadia
GDM vs Viseu e Benfica
JUVENIS
12-10-2008
10H30
Vouzela vs GDM
INICIADOS
12-10-2008
11H00
Guarda vs GDM
INFANTIS "A"
11-10-2008
11H30 - Conde de Anadia
GDM vs Viseu e Benfica "B"
INFANTIS "B"
11-10-2008
10H00 - Conde de Anadia
GDM vs Académico Viseu
ESCOLAS "B"
11-10-2008
10H30 - Abrunhosa-A-Velha
GDM vs Viseu e Benfica